O estresse no dia a dia


Quem nunca se sentiu estressado, não é mesmo? Seja por uma reunião importante, um problema no trânsito, uma prova ou até por pequenas tarefas do dia a dia, o estresse parece estar sempre nos rondando. Mas você sabia que essa sensação, na verdade, faz parte de uma resposta natural do nosso corpo?

O estresse é uma reação que, ao longo da evolução, ajudou nossos antepassados a lidar com situações consideradas ameaçadoras.

Agudamente, é o nosso corpo se preparando para enfrentar um desafio. Por muito tempo, em termos evolutivos, isso significava se preparar para lutar e/ou fugir, embora, em algumas situações também possamos simplesmente paralisar. E ainda hoje o nosso organismo reage desta forma diante de situações estressantes. Várias mudanças ocorrem com o objetivo básico de rapidamente mobilizar energia para onde precisamos: cérebro, coração, e músculos.

No sistema simpático adreno medular a liberação de catecolaminas, como a adrenalina e noradrenalina, leva ao aumento do ritmo cardíaco, vasoconstrição periférica (por isso ficamos pálidos e com a boca seca), aumento da pressão arterial, aumento da glicemia, sudorese intensa (para manter a temperatura corporal sob controle), dilatação das pupilas (para enxergarmos melhor). No eixo hipotálamo-hipófise-adrenal a hipófise libera corticotropina (ACTH) e estimula as glândulas adrenais para a produção de cortisol. E, na tentativa de manter a homeostase, o cortisol modula o metabolismo energético e a resposta imune. Além disso, no cérebro, principalmente nas regiões do córtex pré-frontal, amigdala e hipocampo, neurotransmissores como dopamina, glutamato e GABA então em ação para regular essa resposta ao estresse, influenciando a plasticidade sináptica e a formação de memórias emocionais.

Ou seja, o estresse é uma resposta adaptativa fundamental para a nossa sobrevivência e pode ser benéfico quando é episódico, motivador e leva a respostas adaptativas. No entanto, a depender da natureza, duração e intensidade dos estressores, nossa capacidade de manter um equilíbrio salutar pode ser ultrapassada, resultando no comprometimento da saúde física e mental.

Entender como o estresse funciona nos ajuda a lidar melhor com ele. Afinal, o estresse faz parte da vida – mas não precisa dominar nossos dias. Praticar atividades prazerosas, descansar o suficiente e cuidar da saúde mental são maneiras eficazes de manter o equilíbrio e viver de forma mais leve.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja mais conteúdos

Rolar para cima